A Importância do Employer Branding
O Employer Branding é essencial para construir uma imagem positiva da empresa e engajar tanto os colaboradores quanto os consumidores. Além de ser importante para atrair e reter talentos, essa estratégia impacta positivamente a produtividade, reduz custos nos processos de seleção e contratação e facilita as relações com fornecedores.
Para fortalecer o Employer Branding, é recomendado seguir algumas diretrizes:
1- Definir os valores que sustentam o negócio e garantir que a marca estabeleça uma missão, visão e valores alinhados à diferenciação do negócio.
2- Realizar um planejamento documentando as ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo.
3- Focar em grupos estratégicos que desempenham uma função essencial para o sucesso da operação, garantindo políticas de remuneração e capacitação adequadas.
4-Envolver a liderança para obter o engajamento necessário, obtendo feedback direto dos colaboradores.
5-Considerar o marketing de experiência no dia a dia de trabalho das equipes, levando em conta as necessidades dos colaboradores como consumidores potenciais da marca.
6-Utilizar o Marketing de Conteúdo para fortalecer o Employer Branding, reconhecendo a excelência dos profissionais e incentivando-os a produzir artigos relevantes.
7-Ter um plano de divulgação estruturado, alinhado entre as diversas áreas da empresa, envolvendo a alta direção, marketing e comunicação para o sucesso da estratégia.
8-Comunicar de forma autêntica os valores que refletem o dia a dia da operação, levando em conta a percepção dos colaboradores e candidatos.
É importante lembrar que é um investimento de longo prazo, fortalecendo a imagem da empresa como empregadora, atraindo talentos, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Além disso, uma reputação positiva facilita as relações com fornecedores, agregando valor à operação.