O Futuro da Internet: uma evolução constante
A internet está em constante evolução e não “chegará” a um ponto específico no tempo. No entanto, os blocos fundamentais que moldarão a próxima interação da web já estão surgindo, entre eles, destacam-se o blockchain e as tecnologias imersivas mais recentes.
Embora espaços sociais de realidade estendida e jogos existam há décadas, os avanços tecnológicos e as transformações sociais aceleradas pela pandemia impulsionaram o desenvolvimento do metaverso, tornando-o o centro das atenções. Investidores têm direcionado milhões de dólares para tecnologias imersivas, levantando previsões de que esse espaço será o próximo campo de batalha da internet.
Já é possível participar de concertos virtuais, experimentar roupas, maquiagem e acessórios em sites de varejo, sem sair de casa, graças à tecnologia de realidade aumentada. Além disso, é possível socializar com amigos nos mundos virtuais da Meta.
Atualmente, essas experiências estão disponíveis em aplicativos e plataformas separadas, ao invés de em um universo virtual interconectado e contínuo. No entanto, esses exemplos são surpreendentes demonstrações do metaverso em ação.
A ascensão da Web3 é outro aspecto a se considerar, sendo mais difícil prever como a sua implantação ocorrerá. As NFTs e o blockchain ainda são tecnologias relativamente novas, alguns acreditam que estão sendo superestimadas, pois já estamos vendo flutuações intensas nos preços das NFTs e criptomoedas.
No entanto, mesmo que ocorra um colapso da Web3, mesmo assim pode não ser um grande fracasso para a internet do futuro. Historicamente, o colapso de empresas da internet levou ao surgimento de gigantes como o Google e a Amazon, as plataformas descentralizadas emergentes que sobreviverem a um colapso da Web3 podem oferecer um enorme valor ao seu público.
Estamos apenas nos primórdios dessa tecnologia. Nosso estágio atual se assemelha aos primeiros anos da década de 1990, antes do surgimento das primeiras ferramentas de busca na internet. Existem muitos problemas a serem resolvidos antes de vermos uma verdadeira “revolução da descentralização”. Tudo depende dos mais recentes inovadores tecnológicos encontrarem maneiras de oferecer valor no mundo real por meio de aplicativos e plataformas da Web3.
É importante destacar que a revolução já está acontecendo. Estamos caminhando em direção a uma internet mais imersiva e, provavelmente, mais descentralizada no futuro. Vamos abraçar essa evolução e explorar todas as oportunidades que ela oferece.