As top 10 habilidades para desenvolver até 2030

As top 10 habilidades para desenvolver até 2030

1. Saiba o que falar

Uma das coisas que prejudica a comunicação com o cliente é a insegurança e isso ocorre pois muitas vezes o colaborador não sabe o que falar. Sendo assim, é preciso ter amplo conhecimento daquilo que pretende-se dizer antes. Além disso, evite ao máximo usar a expressão “eu acho”, pois isso prejudica o discurso, colocando a sua credibilidade em dúvida. Mas não invente nada. Apenas mostre o que sabe comentando das suas próprias experiências e caso não tenha certeza de algo, diga que compromete-se em buscar a informação para fornecê-la depois.

2. Tenha cuidado com o seu vocabulário

Quando estamos nos comunicando com o cliente, é preciso demonstrar profissionalismo e seriedade. Portanto, fique atento com o vocabulário que é empregado ao falar ou redigir um email. Evite as gírias e seja formal na medida certa. Se sentir que há uma abertura por parte do consumidor, seja um pouco mais informal, com um certo cuidado. Isso poderá deixá-los cada vez mais próximos e pode ser um passo para conquistá-lo.

3. Seja objetivo

Ser objetivo e ir direto ao ponto é algo imprescindível para ter uma boa comunicação com o cliente. Afinal, “enrolá-lo” em seu discurso só vai contribuir para que fique irritado. Então, evite qualquer rodeio que seja desnecessário. Dessa maneira, ele sentirá que a empresa está dando a devida atenção e está sendo sincera em relação à sua situação ou solicitação.

4. Cuidado com a agressividade

Por muitas vezes para que a solução seja efetiva, é preciso ser mais sincero com o cliente do que o normal. Porém, é preciso ter muito cuidado para não transparecer agressividade no discurso, pois isso poderá assustar o cliente ou até mesmo um futuro cliente, travando qualquer possibilidade de negociação.

5. Saiba ouvir

Para que seja possível comunicar-se bem, é preciso saber ouvir. Então, deixe o seu cliente falar e por muitas vezes até desabafar sobre a situação que está querendo resolver. Por mais que você não concorde com o que ele esteja falando, deixe-o concluir sua linha de raciocínio para depois fornecer a solução adequada. Isso transparecerá um interesse genuíno por ele, o que facilitará na própria resolução da situação.

6. Busque apoio da tecnologia

Nos dias de hoje, a tecnologia veio para ficar e ajudar qualquer pessoa e qualquer negócio principalmente no que diz respeito a fornecer qualidade e agilidade para sua operação. Por isso, sugerimos que adote o VoIP, que é uma tecnologia que possibilita a transmissão de voz por meio da internet. Ou seja, em vez de usar linhas telefônicas ligadas a uma central, é possível realizar ligações pela web. Saiba que adotar esse tipo de tecnologia é indispensável para que as empresas consigam ter uma boa comunicação com o cliente.

7. Adote um CRM

Ter um CRM, que é um software para gestão do relacionamento com o cliente, melhora muito o seu conhecimento sobre ele, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente. Sendo assim, é possível oferecer um atendimento personalizado para atender todas as suas demandas.

Saiba que essas dicas são apenas o começo da busca incessante por uma boa comunicação com o cliente. Afinal, somente na prática é possível entender o que pode ser aprimorado constantemente. Então, comece o quanto antes!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?